Mamoplastia

Mamoplastia redutora: Nesta cirurgia são retirados todos os excessos de pele, gordura e tecidos glandulares mamários, remodelando as mamas para um tamanho menor. É uma das mais comuns dentre as cirurgias estéticas, pois além de ser indicada para melhorar o aspecto estético, também pode auxiliar no tratamento profilático de certas doenças da mama. A redução é feita de forma proporcional à estrutura física da mulher, equilibrando esteticamente a parte superior e inferior da silhueta feminina.

Felizmente esta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes bastante escondidas, o que é muito conveniente nos primeiros meses. Para melhor esclarecê-la sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes passarão:

  • Período imediato: vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.
  • Período mediato: vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá um espessamento natural da cicatriz, bem como uma mudança na tonalidade de sua cor, passando do “vermelho para o marrom” e que aos poucos vai clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural de cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
  • Período tardio: vai do 12º ao 18º mês. Neste período a cicatriz começa a ficar mais clara e menos consistente, atingindo o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia das mamas deverá ser feita após este período.

Dependendo da técnica empregada, poderemos ter variações quanto às cicatrizes. Normalmente existem duas cicatrizes situadas em forma de “T” invertido, na parte inferior da mama. Aquela situada em torno da aréola fica bastante “disfarçada” pela própria condição de transição de cor entre a aréola e a pele normal. Desde os primeiros dias de pós-operatório, poderá ser usado um decote acentuado, pois as cicatrizes ficam escondidas. Com o decorrer do tempo (vide item anterior) as cicatrizes vão desaparecendo, chegando à quase invisibilidade em alguns casos.

Dicas:

Anestesia: Normalmente é realizada uma anestesia geral ou peridural.

Período de internação: Normalmente 24 horas.

Desejo um cópia.